terça-feira, 10 de abril de 2012

Sofrimento Auto-Criado (Sri Bhagavan)

É incrível o que a mente pode fazer conosco. Esta mensagem é de Sri Bhagavan.

Enquanto a mente está viva você só pode ter interesse por sua própria mente e suas idéias e assim cria o sofrimento para você mesmo.
Estava na hora do lanche. Um operário abriu seu lanche e falou em voz alta: “Ah! Não!”, “Brinjals e Dal outra vez!?”
Isto aconteceu no segundo, terceiro e quarto dias. Então os companheiros de trabalho que haviam escutado os lamentos sussurrantes do homem falaram: “Se você odeia tanto Brinjals e Dal porque não consegue uma mulher que faça outro lanche pra você?” Ele respondeu: “Por que não estou casado, faço Brinjals e Dal por minha própria conta.”

A frase “sofrimento auto-criado” desperta algo em você?
Sri Bhagavan diz: “A maioria do sofrimento humano é, certamente, um sofrimento auto-criado”.
A vida está ocorrendo com naturalidade, mas você transforma um incidente simples em algo complicado. Quando uma imagem se forma na sua mente, que sua esposa não o ama, um simples movimento de olhos é suficiente para levá-lo à loucura. 
Considere o caso de um jovem que foi demitido do seu trabalho. Pensou em viver com um amigo que uma vez tinha ajudado.
Estava feliz com seus pensamentos até que outro pensamento falou “Que garantia tenho de que ele me ajudará?”. “Por que não o ajudaria?“ Ele falou com veemência ao pensamento, “afinal, fui eu quem adiantou o dinheiro para pagar o seu aluguel nos primeiros seis meses!” “Certamente o mínimo que ele pode fazer é me aguentar por uma semana”. 
Isso encerrou o assunto até que depois do jantar; o pensamento apareceu outra vez “Suponhamos que ele se recuse…”
“Recuse?” “falou o jovem” .Em nome de Deus, por que ele se negaria? O homem me deve tudo que ele tem. Fui eu quem consegui seu trabalho e que o apresentou a sua encantadora mulher, que lhe deu 3 filhos que lhe dão muito orgulho. Me negará um quarto por uma semana? Impossível.”
Isso encerrou o assunto até que foi para a cama e não podia dormir. A idéia continuou “Como ele pode se negar? Se está vivo hoje, é por minha causa. Salvei-o de um afogamento quando era pequeno. Não seria tão ingrato.”
Mas o pensamento era persistente, “mas se…” .
O pobre homem lutou contra os pensamentos o quanto pode.
Finalmente saiu da cama por volta de 2 da manhã, foi onde seu amigo morava e ficou com o dedo apertando a campainha até que seu amigo, sonolento, abriu a porta e falou assombrado “O que houve? O que traz  você aqui no meio da noite?”.
O jovem estava tão aborrecido que não podia parar de gritar.  Já vou te dizer o que me traz aqui esta hora da noite! “Se você pensa que vou te pedir para ficar na sua casa, mesmo por um dia, está enganado. Não quero nada que venha de você! Vá pro inferno!”. Assim falando virou-se e se foi.
Você percebe esse padrão em suas relações? Pode ser em graus diferentes.
“Enquanto a mente está viva você não pode se interessar por nada além da sua própria mente e idéias, por isso  você cria o sofrimento para si mesmo.”
Sri Bhagavan diz: “Estar iluminado é relacionar-se com a realidade e não com a sua interpretação da realidade”. A menos que estejas atento à tua mente, tua vida será uma repetição de incidentes do passado.
Através da Deeksha da Unidade – ou Mukthi de Sri Bhagavan, você poderá se relacionar com a vida ou realidade tal como ela é.
Tradução: Pedro Collares
Fonte:  http://www.blogblessolutions.com/2012/04/10/sofrimento-auto-criado-sri-bhagavan/

Nenhum comentário:

Postar um comentário