quinta-feira, 19 de julho de 2012

Física Quântica e Xamanismo




Em abril de 2012 eu comecei o estudo do xamanismo na Roda de Estudos do Xamanismo Vôo da Águia, com meu amigo Ká Ribas. Achei impressionante a correlação existente entre o xamanismo e a física quântica que tenho estudado há um tempo.

Uma das premissas básicas do xamanismo é que todos fazemos parte de uma família universal e que tudo está interligado como uma teia de aranha. Há um grande respeito pela natureza e é da natureza que se tira os maiores aprendizados. A criação de todos os seres existentes é de Wakan Tanka. Somos todos um.

A física quântica traz 3 princípios fundamentais:
1.A Consciência Não Local – possibilita a comunicação sem sinais. Não há necessidades de espaço e tempo para nos comunicarmos
2.Descontinuidade – Salto quântico. É uma transição descontinua no pensar
3. Hierarquia entrelaçada – causalidade circular contínua

A física quântica veio contradizer a ciência materialista que diz que tudo o que existe vem da matéria. É a chamada causação ascendente. Acreditava-se que as partículas elementares criavam os átomos, que criavam as moléculas, que criavam as células, que criavam o cérebro, que criavam a consciência. Mas segundo a física quântica, os objetos, a matéria, são ondas de possibilidades. E para transformar uma das possibilidades em realidade é preciso existir uma nova fonte de causação. A interação material não é capaz de transformar uma possibilidade em realidade. 

 
Um dos experimentos que exemplifica isso é com os elétrons. Quando se solta um elétron num recinto ele comporta-se como ondas. Ele pode estar espalhado por todo o recinto como possibilidades. Até mesmo um elétron em dois lugares ao mesmo tempo. Porém, quando os cientistas fizeram a medição do elétron ele passou então a se comportar como partícula. O que isso quer dizer? Que com o efeito de um observador uma onda de possibilidades se torna uma realidade. O observador escolhe uma das possibilidades e a torna sua realidade. Com isso, comprovou-se que toda matéria tem uma causação descendente, ou seja, a CONSCIENCIA que cria a realidade, que cria a matéria. Então, tudo e todos somos criados pelo mesmo efeito: uma Consciência Superior. Da mesma forma que o xamanismo diz que todos somos filhos da mesma criação, do Criador Wakan Tanka e da Mãe Terra. 

Além disso, outros experimentos comprovaram a possibilidade de comunicação sem sinais. Em 1993 Jacobo Grinberg chamou o físico quântico Amit Goswami para ajudá-lo num experimento. Eles colocaram duas pessoas juntas em meditação com intenção de se comunicarem. Após 20 minutos as duas pessoas foram separadas e colocadas em duas gaiolas de faraday (câmaras a prova de interferência eletromagnética). Foram colocados eletrodos de EEG nos dois. Para um deles foram demonstrados efeitos luminosos.  A mesma alteração cerebral detectada por essa pessoa foi percebida no outro, que continuava em sua intenção de se comunicar com o parceiro. Isso foi chamado de potencial transferido. Como explicar? A única explicação foi que uma consciência superior que estabelecia essa comunicação, que foi chamada pela física quântica de Consciência Não Local, pois, ela acontece fora do espaço e tempo. Inúmeros experimentos comprovam a existência da Consciencia Não Local. Isso comprovou, finalmente, que a base da existência é a consciência e não a matéria como os materialistas diziam até então. Esse experimento foi repetido outras vezes até o ano de 2004, todos com o mesmo resultado. 
O outro principio é o da descontinuidade. Quando acessamos a Consciência Não Local, possibilitamos o pensamento descontinuo, onde podem ocorrer os saltos quânticos. É onde recebemos inspiração, onde vem os momentos criativos, idéias novas, os insights. Essa consciência não local que nos possibilita esses momentos criativos.
E por fim, o principio da hierarquia entrelaçada. Diferente da hierarquia simples, onde um manda e o outro apenas obedece, na hierarquia entrelaçada temos uma via de mão dupla. Tudo está entrelaçado. Um dá, o outro recebe, o outro dá, o outro recebe e permanece continuamente nesta circularidade. 

E o que tudo isso tem a ver com o xamanismo? Tudo!!!

O xamanismo diz que todos fazemos parte de uma grande teia. Todos somos filhos do criador: o ser humano, os animais, os vegetais, o reino mineral. Todos somos feitos da mesma matéria, que é na verdade uma possibilidade que foi colapsada e se tornou realidade. Todos somos um. Xamanismo e física quântica dizem que todos somos um. Todos viemos do mesmo lugar: da CONSCIENCIA. Essa consciência é conhecida no xamanismo como Wakan Tanka, por exemplo. É o reconhecimento de Deus em todas as manisfestações do universo. 


Nessa proposta de unidade, apresentam-se as duas dimensões possíveis: as possibilidades e o mundo manifesto. No mundo manifesto que vemos a dualidade e achamos que estamos separados. Tanto o xamanismo como a física quântica propõem a integração de todos os aspectos do mundo manifesto. É a inclusão de tudo e de todos.
Todas as formas de cura do xamanismo utilizam os princípios da física quântica. Numa jornada de visualização, por exemplo, precisamos acessar a consciência não local, usando do pensamento descontinuo para entrarmos na visualização. Num trabalho com tambor e canto, acessamos o que a física quântica chama de self quântico, que é a nossa essência e que para o xamanismo é um momento de expansão da consciência, de entrar numa outra dimensão da alma, outro mundo paralelo. Estar no self quântico nos leva a quem realmente somos, ao grande espírito que somos.
A lei da reciprocidade que tantas tradições, como a andina fala, por exemplo, é exatamente a hierarquia entrelaçada da física quântica. Num relacionamento se utilizamos a hierarquia entrelaçada haverá continuamente a circularidade entre os envolvidos. Um dá, o outro recebe e também dá e outro receberá... sempre no equilíbrio entre dar e receber. Há uma troca, uma retroalimentação de informações, um entrelaçamento.  
Tanto o xamanismo quanto a física quântica nos levam a novos caminhos para redescobrir outras formas de viver a vida, respeitando a diversidade, a beleza de cada ser existente na terra.
Uma outra proposta trazida por Amit Goswami, como ativista quântico, é que possamos viver segundo os arquétipos de Jung: a verdade, a beleza, a justiça, a bondade, a abundancia. Da mesma forma que o xamanismo prega o respeito a cada ser vivo, vivendo com bondade, generosidade, respeito e compaixão. O poder pessoal da Verdade. E isso só é possível se nos deixamos guiar pela Consciência Não Local ou Wakan Tanka, vivenciando a hierarquia entrelaçada, fazendo parte da teia de aranha do universo, continuamente inspirados pelo pensamento descontinuo da criatividade quântica! AHO!!!!

6 comentários:

  1. Querida amiga ativista! Lindo o seu texto! Já compartilhei! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eliane querida!!! Que honra! bjos

    ResponderExcluir
  3. liliane gostei muito do seu texto.. bjj

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, vc é uma pessoa iluminada a esclarecer um pouco do xamanismo...Mais um que compartilhou... Abraços e tudo de Bom!!!
    Silvano

    ResponderExcluir
  5. Muita gratidão querido Silvano.
    O xamanismo nos lembra o entrelaçamento que somos. Lembra-nos a simplicidade da vida. E que o único caminho possível é o do amor.

    Abraços

    Liliane

    ResponderExcluir