quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Maria Madalena

"Madalena obteve tudo sem nada pedir, porque Jesus estava no fundo de seu coração, ouvindo tudo o que ele dizia, ao mesmo tempo que ouvia ainda mais do que ousava dizer."*

A apóstola dos apóstolos. 

Sim, essa é a referência a Maria Madalena nas igrejas Dela, no sul da França. Sainté Marie Madeleine. 

Maria Madalena foi uma mulher como nós, onde carregava os atributos humanos em sua caminhada. 
Encontrou nos passos de Jesus Cristo o caminho de redenção. Rendeu-se ao caminho da amor.

Por muitos anos, distorcidamente, sua imagem foi divulgada (por homens clérigos) como a mulher arrependida, a mulher adúltera, a mulher dos sete demonios.(Abre parenteses - Vocês já observaram como não há lugar para as mulheres na bíblia? Leiam o livro "A Tenda Vermelha" ou assistam no netflix "The Red Tent" e conheçam um pouco algumas outras personagens daquela época. Fecha parenteses)

Madalena não foi nada disso. Tinha origem em familia abastada, tinha bastante conhecimento e era letrada. E, sobretudo, tinha um nível de consciência mais expandido do que o normal para a época. Por esse motivo, Jesus Cristo tinha outra forma de diálogo com ela, pois, diferente dos outros apóstolos, ela tinha capacidade de compreendê-lo em outra dimensão. Por isso era a Apóstola dos Apóstolos. 



Em 2016 o Vaticano, por meio do Papa Francisco, reconheceu seu papel e a partir de então, dia 22 de julho é o dia oficial de Maria Madalena. Essa data já era comemorativa. Agora é um dia de celebração oficial da Igreja Católica.

Parece pouco, mas esse reconhecimento começa trazer de volta a importância das mulheres no caminho da humanidade. Para mim, Maria Madalena representa isso. 

Ser conduzida e inspirada por essa mulher me trouxe outra compreensão do tão falado feminino sagrado. Com Ela tenho aprendido a vivenciar os atributos do feminino. Ela sabia ouvir. Ela sabia acolher. Ela sabia acessar a essencia de sua alma para conduzir seus passos. E ela sabia amar. 

Para quem não a conhece eu sugiro estudar mais sobre ela. Mestra ascencionada, que veio a esse mundo para nos ensinar o caminho da amor. 

Myriam de Magdala, Apostolorum Apostala.

"Então nasce no coração de Madalena algo terno e apaixonado que não pode mais consagrar-se senão a Jesus Cristo; que enlanguesce, que desfalece, que se deixa ir para perto dele. A todo momento, ela morre e vai recobrar a todo momento, beijando os pés de Jesus, uma vida nova, para imolá-la de imediato. Ela dá e prodiga tudo: seus perfumes, seus cabelos, suas lágrimas, seus suspiros e seu próprio coração."*

*Trechos do livro "O Amor de Madalena" - Rainer Maria Rilke
Trata-se de um sermão anônimo francês do século XVII, encontrado por Rilke em 1911


Imagem: Daniel Gerhartz

Nenhum comentário:

Postar um comentário